Crédito de Carbono

Credito de carbono

CRÉDITO DE CARBONO

O que é o créditos de carbono?

O crédito de carbono funciona como uma licença que permite à empresa que o detém emitir uma determinada quantidade de dióxido de carbono ou outros gases de efeito estufa. Assim, as empresas que poluem recebem créditos que lhes permitem continuar a emitir gases do efeito estufa até um certo limite. Enquanto isso, uma empresa pode vender quaisquer créditos desnecessários a outra empresa que deles precise.

Os créditos de carbono são geralmente obtidos compensando as emissões de dióxido de carbono (CO2) por meio da conservação, energia alternativa e outras tecnologias. Um único crédito de carbono representa uma tonelada métrica de CO2 ou gases equivalentes a CO2 removidos ou reduzidos da atmosfera.

Como funciona o mercado de créditos de carbono?

Como explicamos, os créditos representam direitos transferíveis de emissão de gases de efeito estufa e podem ser negociados ou vendidos em mercados de carbono voluntários e regulados. O mercado regulado inclui mecanismos de comércio de emissões obrigatórios e juridicamente vinculativos, estabelecidos sob, por exemplo, o Protocolo de Quioto.

Já o mercado voluntário, empresas, ONGs, instituições, governos ou mesmo cidadãos tomam a iniciativa de reduzir as emissões voluntariamente. Os créditos de carbono podem ser gerados em qualquer lugar do mundo e são auditados por uma entidade independente do sistema das Nações Unidas. Atualmente, o principal mercado voluntário é o Chicago Climate Exchange, nos EUA.

Quais as vantagens de comprar créditos de carbono?

Ao comprar créditos de carbono, sua empresa ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, trabalhando para manter o planeta em um clima estável para todos nós. Além disso, o “marketing verde” é uma excelente forma de ganhar reconhecimento perante o mercado ao tomar ações de engajamento iniciais e confiáveis para lidar com as mudanças climáticas.

Compromisso socioambiental

Saiba como o crédito de carbono pode oferecer benefícios para sua empresa