Plano municipal de saneamento básico​

saneamento basico ambiental

Plano Municipal de Saneamento Básico

O que é Plano Municipal de Saneamento Básico?

O Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento estratégico para que a prefeituras possam desenvolver projetos com foco no desenvolvimento social e econômico do município. Por meio dele, são estabelecidas metas que visam otimizar o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, o manejo de resíduos sólidos e a drenagem adequada das águas de chuva. Entre os principais objetivos principais estão: promover a segurança hídrica, evitar doenças e prevenir acidentes ambientais

Por que o Plano Municipal de Saneamento Básico é tão importante para gestores públicos?

O Plano Municipal de Saneamento Básico é uma exigência do Governo Federal para que as prefeituras recebam verbas da União destinadas ao saneamento básico. Além disso, sem ele doenças como diarreia, febre tifóide, leptospirose e cólera, por exemplo, podem se tornar comuns no município. Outro problema é que sem uma drenagem pluvial urbana adequada, enchentes e alagamentos podem ocorrer.

Esses são apenas algumas das consequências da falta de um Plano Municipal de Saneamento Básico bem elaborado. Não há dúvidas de que esse serviço é essencial para manutenção da saúde pública e o uso responsável dos recursos públicos.

FIQUE SABENDO :

O Plano Municipal de Saneamento Básico é uma exigência do Governo Federal para que as prefeituras recebam verbas da União destinadas ao saneamento básico.

Saneamento Básico

Manutenção da saúde pública e o uso responsável dos recursos públicos